Os Orixás e a Personalidade e o Caráter - Umbanda

Por: Ryath (Inspirado por Marcelinho e S. L. P.)

Esse texto segue preceitos da Umbanda, pois as do Candomblé são um pouco diferentes.
Nós temos Orixás que regem nossa personalidade, e isso ocorre porque essas divindades regem tudo o que existe, e sem elas nada existiria. 
Deus criou os Orixás para criar e administrar tudo o que existe, sendo o Nosso Senhor que sustenta de toda a energia deles.
As energias que os Orixás utilizam não são deles, mas de Deus, e Nosso Senhor criou esses seres magnânimos que tem condições de realizarem esse trabalho e cumprirem a vontade divina, pois é como está escrito na Bíblia:
-Não cai uma folha de arvore sem que Deus não queira.
Os Orixás realizam todas as ações que existem no mundo, cada um com uma parte que lhe compete a administração, e nós tendo Orixás regentes de nossa personalidade, isso também nos dá prazer de realizar certas ações, que estão no raio de ação de determinadas divindades.
Então fazemos parte da obra dos Orixás, realizando também, exercendo certos tipos de trabalho que realmente gostamos.
Uma pessoa que tem como Orixá Oxalá, que é a divindade da fé, gosta de trabalhar com religiões, crenças, lei de atração, cura de alcoólatras e drogados.
Oxalá rege o campo da fé, e todas essas atividades necessita de crença. 
Assim sendo, quando uma pessoa é regida por Ogum, que trabalha na área das ações e reações, o ser gosta de esportes, movimento, regras, ordem, proteção e etc.
Então os que são regidos por Ogum gostam da carreira militar, salva-vidas, bombeiros, fiscais, advogados, motoristas, seja de carro, moto, avião e etc.
Gostar desse tipo de coisa também faz parte de nossa personalidade.
Nós temos três Orixás que regem nossa personalidade, até onde sei, pois não sei se existem mais, mas elas mostram nossas aptidões para fazer certos trabalhos.
Além de gostos os Orixás nós dão outras características, e elas são animadas com amor, caso sejamos boas pessoas.
As pessoas ruins não tem suas qualidades regadas por amor, pois vivem na negatividade.
A bondade é produto de amor, assim como a generosidade, o conforto, a alegria, a caridade, a doação, a compaixão, a empatia, a felicidade e muito mais.
A falta de bondade é o que causa a frieza, que é produto da falta de sentimentos, ou seja, o vazio emocional, e o desgosto do amor, assim como a dominação, a falta de caráter, a falta de importância com os outros, o que abre caminhos para a soberba e as más ações.
Uma pessoa fria quando comete uma ação, não se importa se ela vai prejudicar outras pessoas, somente se importa com seus interesses, e se tiver que passar por cima dos outros, faze-lo sofrer, não se importa com isso, não se importa que as pessoas sofram, mas só se importa consigo mesmo, e isso é o verdadeiro egoísmo.
Na bondade desejamos o bem do outro.
Então os orixás regem nossa personalidade, e nossos chakras fazem parte desse sistema.
Cada chakra é regido por um Orixá, e existem três deidades que estão em centros de energia específicos, que nos dotam com gostos e traços de personalidade.
São duas coisas diferentes, cada Orixá reger um chakra especifico, e certas divindades regerem certos chakras, das quais elas são filhos ou influenciadas por essas características.   
Por exemplo, as pessoas que tem Oxalá como seu Orixá e são espiritualizados, são amorosos, alegres, compenetrados, emocionam facilmente, compadecem-se com a dor do outro e acreditam em todo mundo e são persistentes.
Quando não são espiritualizados, aqueles que tem a regência de Oxalá são briguentos, frios, ranzinzas, perigosos, perversos, agressivos e vaidosos.
Quando as pessoas tem seu Orixá como Ogum e são espiritualizadas, elas tem as qualidades de ser protetora, dar a vida para salvar alguém, não larga um amigo quando este precisa de ajuda, é forte no aparo aos seus semelhantes e é leal.
Muita gente tem Oxalá na coroa, mas outros tem Ogum, Oxóssi, Xangô e etc.
Assim como a coroa é regida sempre por Oxalá.
Nossos chakras regem nossa personalidade e nosso organismo.

 

 

Alguns Destaques: